O descarrilamento de uma composição da FCA – Ferrovia Centro-Atlântica S.A. ocorrido nesta sexta-feira, dia 4, por volta de 11h30 da manhã, provocou o vazamento de óleo diesel junto às margens do Rio Pomba. O acidente foi causado por uma fuga de aterro no trecho da ferrovia situado há dois quilômetros da localidade de Barão de Camargo, pertencente ao município de Cataguases. Procedente de Recreio, a composição com vinte e cinco vagões, seguia para Paraíba do Sul, no Estado do Rio de Janeiro. O maquinista sofreu ferimentos leves e passa bem.
Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Cataguases comunicaram o fato à Feam, Polícia Militar do Meio Ambiente e Copasa, que seguiram imediatamente para o local. A equipe da Secretaria constatou que houve vazamento de aproximadamente seis mil litros de combustível, já que tombaram duas das três máquinas que conduziam a composição e orientou as primeiras ações para evitar riscos de contaminação com a implantação de barreiras de contenção. Também está sendo aguardada a vinda de técnicos de Meio Ambiente da FCA para detalhar as causas e dimensões do acidente.
A Copasa chegou a interromper seu sistema de captação de água por três horas. O acidente, entretanto, não comprometeu o abastecimento no município, já que a correnteza do Rio Pomba está forte e o volume de suas águas estava alto na tarde dessa sexta, dia 4, atingindo 1.80cm acima do nível normal de seu leito.
Por Jornal Cataguases
Nenhum comentário:
Postar um comentário