Slogan | Além dos Trilhos |
Fundação | 1996, como FCA. |
Sede | Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil |
Pessoa(s) chave | Marcello Spinelli (presidente atual) |
Empregados | 3.200 [1] (2008) |
Indústria | Logística |
Produtos | Transporta variados segmentos como commodities agrícolas, insumos e fertilizantes, combustíveis, siderúrgico, automotivo e autopeças, químico, petro-químico e mineração |
Website | www.fcasa.com.br |
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A Ferrovia Centro Atlântica, mais conhecida como FCA, é uma empresa privada pertencente a VALE, criada no dia 1 de setembro de 1996 assumindo a malha privatizada da RFFSA composta das seguintes superintendências regionais: SR-2 com sede em Belo Horizonte; SR-8 com sede em Campos dos Goytacazes; e SR7, com sede em Salvador. Através de negociação com a Ferroban assumiu parte da Fepasa.
Histórico
Oriunda da antiga Rede Ferroviária Federal RFFSA, a FCA foi criada a partir do Programa Nacional de Desestatização. Desde 2003 a FCA faz parte do Grupo Vale. Em 2008, a FCA lançou sua nova logomarca.Cronologia
- 1992
- 1996
- 1999
- 2003
- 2008
Projetos da Empresa
Projeto Noroeste de Minas
A FCA desenvolveu um projeto que vai permitir a criação de um corredor de exportação entre o Terminal de Pirapora e o Terminal de Produtos Diversos no Complexo Portuário de Tubarão, em Vitória Já a partir de 2009, essa nova alternativa de escoamento de grãos tornará a cadeia produtiva mais barata e eficiente.O novo corredor permitirá maior competitividade e aumento da produção local de soja, milho, álcool e açúcar e do consumo de insumos como fertilizantes, defensivos e sementes, gerando mais renda e investimento para a Novo Corredor para exportação:
- Localização privilegiada.
- Novo terminal de transbordo e armazenagem em Pirapora.
- Transporte ferroviário ágil e eficiente.
- Moderno terminal portuário, com capacidade para navios de grande porte (“cape-size”).
- Plano do Governo de Minas Gerais para recuperação e pavimentação de rodovias.
- Logística eficiente permitindo que a produção seja mais competitiva.
Projeto Litorânea Sul
O outro grande projeto é o da construção da Variante Ferroviária Litorânea Sul (VFLS), que prevê uma nova ferrovia entre Cariacica e Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, com 165 quilômetros de extensão e com um ramal que dá acesso ao Pólo Industrial e de Serviços de Anchieta. O novo trecho vai substituir o trecho ferroviário acidentado entre as duas cidades pelo interior capixaba.Em 2007, a FCA aplicou recursos no projeto básico de engenharia e deu início ao processo de licenciamento ambiental. Em novembro, oito audiências públicas foram organizadas para que se conseguisse a anuência das populações das 11 cidades que serão cortadas pelo novo trecho ferroviário. Foi a primeira etapa de licenciamento ambiental da obra.
Responsabilidade Social
O Cidadania nos Trilhos é o mais importante projeto de relacionamento externo da Logística. Tem como objetivo compartilhar com as comunidades próximas à linha férrea os cuidados necessários para uma convivência segura com o trem. Em cada município a busca unir esforços com igrejas, órgãos públicos, ONG´s, fundações, associações e entidades de classe, oferecendo parceria em iniciativas já existentes ou construindo propostas em conjunto.Com as instituições de ensino da Rede Pública, o foco está na construção de projetos pedagógicos cujos temas estejam relacionados à convivência segura com a ferrovia. Para a elaboração dos projetos são distribuídos materiais didáticos. Desde seu início, o Cidadania nos Trilhos formou 443 educadores e envolveu diretamente mais de 43 mil alunos.
O Programa Cidadanis nos Trilhos foi premiado pela Aberje, em 2006, como o principal Programa de Relacionamento com Comunidades do Brasil.
Responsabilidade Patrimonial
Desde 2001, a FCA é a empresa responsável pela manutenção e operação da Estrada de Ferro Oeste de Minas. Este complexo ocupa uma área de 35.000 m2, sendo o maior centro de preservação da memória histórica ferroviária nacional e um dos mais importantes do mundo.Além disso, em maio de 2006, foi inaugurado o Trem da Vale, cuja operação é de responsabilidade da Ferrovia Centro-Atlântica.
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